Receita - Dia 29 - Nhoque da Fortuna

September 29, 2010

Gnocchi Recipe




Existe uma tradição muito popular no Brasil que todo dia 29 do mês é o dia do nhoque da fortuna ou da sorte. Diz a lenda que num certo dia 29 de dezembro, em um vilarejo na Itália, São Pantaleão bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era bem pobre, mas apesar disso, não se importou em dividir o seu nhoque com o andarilho. Ao recolherem os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Segundo a tradição, antes de se deliciar com o prato, coloca-se uma nota de dinheiro embaixo dele comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles. Para garantir o bolso cheio o ano inteiro, a nota deve ser guardada até o próximo dia 29 do mês seguinte.  
Bom apetite e boa Fortuna!

There is a cultural traditon very popular in Brazil where the people celebrate every 29 day of the month. This is called the Gnocchi Fortunate or Lucky Day. The myth is that on December 29th of a certain year in a very small city in Italy, Saint Pantaleon knocked at one house and asked for food. The family was very poor, however, they were able to share their food with that man. The food that they had at that day was Gnocchi. After the dinner at the time they were grabbing the plates from the table, they found out a fortune under each plate. From that day on, according to the tradition every day 29 of the month the people usually eat  what they call Fortunate Gnocchi and before start eating the person have to put a bill under its plate, stand up, eat seven Gnocchi pieces and make one wish for each  piece. The people have the belief that if you keep that bill in your wallet until the next day 29 they will guarantee money for the whole year and all the wishes will become real.  

Bon Appetit and Good Luck!


Nhoque de batata 

Ingredientes

6 batatas médias1 xícara de farinha de trigosal a gosto 
Molho:1 lata de molho de tomate1/2 cebola 1colher de sopa de azeite2 tabletes de caldos de carne1/2kg de carne moida1 pacotinho de queijo ralado

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas em água até que estejam macias
Escorra, descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes
Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal
Amasse bem
Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhadae faça rolinhos
Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2cm
leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal,quando a água levantar fervura vá colocandos os nhoques na água áté eles começarem a subir
Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma,retire os nhoques ja cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico
Repita o processo até toda massa estar cozida
Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário, reserve

MOLHO:

Pique a cebola bem miudinha em uma panela coloque o azeite e frite a cebola,acrescente a carne e os tabletes de caldo de carne
Mexa bem, quando a carne já estiver cozida acrescente o molho e deixe cozinhar por mais 4min
Despeje-o sobre o nhoque salpique queijo encima e leve ao forno para gratinar
SIRVA QUENTE E BOM APETITE

Receita enviada por Juvelina Batiferro. Site Tudo Gostoso. 1h 00min6 porções

********************************************


Nhoque de beterraba


Ingredientes
- 1 ovo
- 1 copo (tipo americano) de leite
- 2 colheres (café) de sal
- 150 g de batata cozida
- 150 g de beterraba cozida
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 copo (tipo americano) de farinha de trigo

Para o Molho de Sálvia
- 100 g de manteiga
- 4 folhas de sálvia fresca
- sal e pimenta-do-reino branca moída

Para o Molho Branco
- 2 colheres (sopa) de manteiga light
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 1 ramo de alecrim picado
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 500 ml de leite desnatado
-pimenta-do-reino moída, pimenta calabresa, noz-moscada moída e sal a gosto

Modo de preparo
Num liquidificador coloque o ovo, o leite, o sal, a batata e a beterraba. Bata bem até a mistura ficar homogênea. Reserve. Numa panela em fogo médio aqueça a manteiga e depois incorpore o creme batido (do liquidificador). Misture bem e espere o creme aquecer.

Assim que o creme aquecer, coloque de uma vez a farinha de trigo e mexa constantemente até que a mistura desgrude da panela, +/- 3 a 5 minutos. No início parece que o creme vai empelotar, mas mexa continuamente como massa de coxinha, até que desprenda da panela.

Transfira a massa para um refratário e espere esfriar. Assim que a massa esfriar, enrole-a formando tiras e depois corte no formato de nhoques. Coloque o nhoque direto no molho quente (escolha um de sua preferência) e sirva a seguir. Essa massa pode ser aquecida em microondas ou armazenada em geladeira por 1 semana. Você pode trocar a beterraba por cenoura, espinafre ou mandioquinha.

Molho de Sálvia
Numa frigideira em fogo médio derreta a manteiga. Adicione as folhas de sálvia fresca, sal e pimenta-do-reino branca moída e deixe cozinhando de 2 a 3 minutos.

Molho Branco
Numa panela em fogo brando, derreta a manteiga e refogue o alho, a cebola e o alecrim. Junte a farinha de trigo e mexa bem. Acrescente o leite, a pimenta-do-reino, a pimenta calabresa, a noz-moscada moída. Acerte o sal e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo.

Fonte: Chef Luiza Zaidan 

********************************************

Nhoque / Gnocchi Recipe


Ingredients1 kg potatoes
1 tbsp butter
1 egg
2 tablespoons grated Parmesan
1 cup cheese
1 1/2 cup corn flour
Salt to taste
Plain flour or corn flour for rolling the nhoque    


Directions:
Peel the potatoes and place to cook. Once cooked, mash and cool down. Add the butter, eggs, cheese and salt. Mix well. Add the corn flour and mix well.

Place a pan in the stove with enough water seasoned with salt. When the water boil put the nhoque in the water until they begin to rise.

Place the nhoque in a bowl, add the sauce and sprinkle cheese



Sauce
1 can of tomato sauce
1 / 2 onion
1 tablespoon of olive oil
1/2kg of minced meat

Chop the onions and drizzle in a pan place the oil and fry the onion and then the meat.
Stir well, when the meat is already cooked add the sauce and cook for a further 4min

Pour it over the nhoque and sprinkle cheese on top. Bake gratin for 5 min

No comments

Post a Comment

Obrigada pelo seu recadinho!
Thank you for your comment!

Related Posts with Thumbnails